segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Post nº 01

O  PORQUÊ  DESTE  BLOG

A lenda de Uther, o Senhor dos Dragões, nasceu na Britannia do século V e o
livro oferece ao leitor uma origem bastante plausível e lógica
         
           
História e literatura sempre foram meus hobbies favoritos desde a juventude, mas foi depois da aposentadoria que passei a tê-las como ocupação principal, aproveitando minhas longas viagens para fazer acuradas pesquisas em bibliotecas, museus e lugares onde ocorreram importantes fatos históricos. Todavia, apesar de gostar de história quaisquer que fossem as épocas abordadas, os meus enfoques maiores eram a Idade Clássica e a Idade Média, especialmente o período do Império Romano, preferências que persistem até hoje. Embora escrevesse e publicasse muitos ensaios sobre assuntos da minha profissão e a ela correlatos, jamais me ocorrera antes escrever história ou literatura, até porque não tinha tempo suficiente, mas com a aposentadoria o problema do tempo desapareceu e escrevi dois romances históricos, gênero que, tolerando misturar realidade com ficção, permitiu-me servir às minhas duas antigas paixões ao mesmo tempo.

Os romances intitulam-se O SENHOR DOS DRAGÕES e MEMÓRIAS ÍNTIMAS DE FLAVIUS MARCELLUS AETIUS, e se passam no Século V, período da queda do Império Romano do Ocidente e de transição da Idade Clássica para a Idade Média.

O objetivo deste blog, portanto, é conversar sobre assuntos históricos polêmicos, como nos cinco exemplos seguintes: 1) O Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda realmente existiram? 2) Merlin era um bruxo ou um famoso sacerdote e médico chamado Merlinus Ambrosius? 3) Como surgiu a lenda do Santo Graal? 4) Foram São Pedro e São Paulo, a frente de uma coorte de anjos com espadas flamejantes, que fizeram Átila desistir de destruir Roma quando do seu famoso encontro com o Papa Leão I? 5) Por que o Imperador Valentiniano III assassinou traiçoeiramente Aécio, o último grande general romano, fazendo as pessoas dizerem na época que ele agira como o louco furioso que decepa a sua mão direita com a sua mão esquerda?

Estes temas são enfocados nos referidos livros, mas espero que muitos outros sejam trazidos pelos que desejem se juntar a nossa conversa, nos divertindo e esclarecendo. Para começar, gostaria que os amigos dessem a sua opinião sobre UTHER (nome latino UTERIUS), príncipe de Cornwall cognominado por seus de "O Senhor dos Dragões". Transcrevo a seguir o perfil que lhe tracei na obra.


Em minha biblioteca durante entrevista para uma publicação literária

PERFIL  DE  UTHER

             
Ainda quando estudava com os padres em Bath, assimilara a fundo o preceito evangélico: "Sede simples como a pomba e astuto como a serpente"! Mas à medida que aprendia com a vida fez ao santo mandamento um pequeno acréscimo: "Sede simples como a pomba, astuto como a serpente e mortífero como o leão"!

Era um homem simples e cordial, jamais mostrando pompa ou orgulho e tratando a todos como seus iguais. Também era polido e atencioso, e na medida do possível ajudava os que recorriam aos seus préstimos. Arrogância era uma palavra que não existia no seu dicionário. Porém essa postura pessoal era apenas a base sólida para o exercício da sua principal qualidade: a astúcia

Conquistava as pessoas com seus modos simples e amigáveis apenas para usá-las na consecução dos seus objetivos, mas como muitas vezes não precisava delas no presente nunca excluía a hipótese de precisar delas no futuro e mantinha a mesma postura simples e cordial em todas as ocasiões. Até porque isto lhe evitava possíveis acusações de falsidade ou hipocrisia.

Sabia distinguir amigos e inimigos não apenas pelo que diziam ou faziam, mas também por um simples gesto ou palavra e às vezes até mesmo por um olhar. Era exímio conhecedor de pessoas e excelente jogador, prevendo sempre com antecedência duas ou três jogadas à frente. Isto fazia com que ninguém o superasse em qualquer tipo de negociação e, embora nada fizesse que não fosse do seu próprio interesse, premiava os que lhe serviam com lealdade, reforçando sua reputação de homem correto e desarmando espíritos menos sutis que o seu.

Muitos anos depois, quando já éramos amigos íntimos, questionei o seu excessivo pragmatismo e ele me respondeu com toda a sinceridade do seu espírito simples: “Olhe aqui, Gildásio: você só é frade porque sua mulher morreu e você quis ganhar do céu o conforto que a terra lhe negou, por isso pare com essa tolice de dizer que existem pessoas que não agem por interesse. Até mesmo o santo só é santo porque deseja ganhar de Deus a recompensa do paraíso”!

"Ai de quem atravessasse o caminho de Uther". Desenho de Luciano Felix para
a versão em quadrinhos de "O Senhor dos Dragões".
             
Assim era Uther: duro, pragmático e objetivo. Porque era simples e cordial jamais usava palavras ásperas e porque era astuto jamais fazia ameaças, pois raciocinava corretamente: “Ameaças só servem para prevenir os inimigos e despertá-los da sua falsa sensação de segurança; melhor deixá-los adormecidos para mais facilmente liquidá-los no momento oportuno”!
           
E aí entrava a terceira virtude que ele acrescentara ao mandamento evangélico: a mortífera agilidade do leão! Ele fazia de tudo para não entrar numa briga, mas se nela entrasse o fazia de modo tão rápido e letal que destruía completamente o inimigo e os seus aliados, não sobrando ninguém para revidar. Por isso é que ao eliminar os filhos e genros de Gorlósio eliminara também seus descendentes varões.

Apesar disso ele se considerava generoso e humanitário, pois nunca matava por matar. Na verdade seu objetivo não era torturar ou matar ninguém: era apenas livrar-se de um incômodo! Uma vez ele me disse com a mais fria honestidade: “Saiba você, meu bom Gildásio, que jamais fiz o mal quando podia fazer o bem ou matei alguém que não merecesse morrer para beneficio de todos. Jamais maltratei pessoa alguma, nem mesmo meus piores inimigos, e quando fui obrigado a eliminá-los o fiz de forma rápida e quase indolor, poupando-os de sofrimentos desnecessários”! 

Digam o que acham do personagem e do escritor sem constrangimentos, pois toda crítica construtiva é bem-vinda, seja ela positiva ou negativa. Espero ouvir de vocês em breve. Divirtam-se.

       

14 comentários:

  1. Muito bom, estavamos precisando de um blog assim para connhecermos a história de uma grande civilização par tornarmos a nossa tambem tão grande quanto ela. Parabéns um abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabens, Virgílio. Pelo blog. Estou ansioso para mergulhar num dos mais períodos emblemáticos da história da humanidade que guarda poucos relatos do período. Sua obra e seu blog contribuem para preencher essas lacunas. Serei um leitor frequente de seu blog.
    Um grande abraço,
    Ronilson

    ResponderExcluir
  3. Eu também sempre gostei de história. E me vi divido entre a história antiga/medieval e a história da 2ª Guerra Mundial, mas foi essa última que decidi estudar mais. Mas agora tenho a oportunidade de debruçar sobre a história antiga. Estarei lendo cada post.

    ResponderExcluir
  4. Inspirador! esta é a palavra que defini bem o seu blog. Parabéns Virgílio!

    ResponderExcluir
  5. Saudações Virgílio,

    Li o Senhor dos Dragões por indicação do Bruno, da Livraria Cultura, e adorei, pretendo em breve ler o Memórias Íntimas também.

    ResponderExcluir
  6. Escritor Virgilio,

    Viajei no "Tunel do Tempo"ao ler os seus livros e acessandoseu blog, tempo este meclado de história, romance, lutas pelo poder e aventuras.
    A figura de Uterius é simplesmente sensacional, seu perfil duro,pragmático e objetivo me encantou.
    Quanto a sua solicitação/sugestão,gostaria que o Rei Artur,fosse um dos assuntos abordados nos próximos temas.
    Parabéns !
    Em relação ao escritor o perfil é de um conhecedor de história,retratando-a de forma inteligente de agradável leitura.
    /

    ResponderExcluir
  7. Amigos,

    Agradeço a todos vocês os gentis comentários. Espero que a nova postagem feita hoje lhes agrade.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente ainda não li "O Senhor dos Dragões" nem "Memórias Íntimas de Flavius Marcellus Aetius", mas conheci o autor, Virgílio Campos que deu uma senhora AULA na palestra do "Dia D RPG" e nos deixou extasiados com a extensão de seu conhecimento histórico e cultural das civilações antigas! Espero em breve me redimir do pecado de ainda não ter lido as sensacionais obras desse homem que é um poço do saber!

    ResponderExcluir
  9. Oi Sandro,

    Obrigado!
    Você é gentil e generoso, mas não sou nenhum "poço de saber" como você bondosamente diz; sou apenas um estudioso que depois de 55 anos de leituras decidiu partilhar com os demais o pouco que aprendeu.
    Ficarei feliz se você ler os meus dois romances, cujos objetivos são divertir e instruir.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Vigílio cada vez que leio fico mais ainda entusiasmada com o que vejo é sensacional tomarmos conhecimento de uma civilização rica com sua cultura lendas e mitos, um abraço

    ResponderExcluir
  11. Jorge,

    Você é daqueles leitores que dão ao escritor a sensação do dever cumprido. Tento dar aos fatos uma conotação agradável, que faça o leitor interessar-se pelas antigas civilizações, sua cultura, lendas e mitos, sentindo-se participante de uma grande aventura.
    Ótimo que você tenha gostado. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  12. Uterius, pai do Artorius, não tinha um irmão que assume o poder antes dele, mas é morto? Wurtigern sucede um Constantinus III. Tanto Wurtigern, quanto Constantinus III existiram mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Uterius, pai do Artorius, não tinha um irmão que assume o poder antes dele, mas é morto? Wurtigern sucede um Constantinus III. Tanto Wurtigern, quanto Constantinus III existiram mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Constantinus III existiu sem dúvida. Wurtigern , nome que soa mais como um título, um cargo ou um nome de entronização, é um personagem de existência incertA, mas ainda é mais palpável que Arthur. EU ACHO que Arthur existiu, mas duas coisas confundem quem estuda um Arthur , homem bretao vivido no séc VI. A cristianização e recristianização da Inglaterra e a existência d e um deus celta bretao pre-criztao chamado ou apelidado de Arthur. Ass Klaus do Iate.

    ResponderExcluir