domingo, 2 de janeiro de 2011

Post nº 20

BATALHA  DOS  CAMPOS  CATALÚNICOS - O DIA  EM  QUE  A  INVENCIBILIDADE  DE  ÁTILA  ACABOU  

Batalha dos Campos Catalúnicos, fantasia cromática do autor. Tradução dos dizeres latinos: "A cavalaria
de Aécio irrompe entre as coortes hunas na Batalha dos Campos Catalúnicos"

Para adquirir estes livros clique acima em nossa Livraria Virtual


Quando Átila soube que os exércitos de Teodorico e Meroveu tinham feito junção com o exército de Aécio, levantou o cerco de Orleans e foi acampar nos Campos Catalúnicos perto da vila de Chalons, lugar ideal para sua cavalaria manobrar, e esperou calmamente pelos adversários. Ele estava tranquilo e certo da vitória, pois enquanto os inimigos o perseguiam em marcha acelerada ele descansava e escolhia dia e lugar para combater, vantagens com que sonha todo hábil chefe militar.

Os aliados vieram separadamente sob o comando unificado de Aécio: sessenta mil romanos pelo centro, cinqüenta mil francos pela direita e noventa mil visigodos pela esquerda. Tanto os visigodos quanto os francos tinham nos seus exércitos milhares de guerreiros de tribos germânicas menores que haviam aderido às suas respectivas causas.

A adesão de Teodorico à aliança foi decisiva para a derrota de Átila nos
                                                           Campos Catalúnicos. Gravura de Hermann Vogel (séc. XIX)
           
Segundo a maioria dos historiadores, a gigantesca batalha dos Campos Catalúnicos, também chamada batalha de Chalôns, envolveu quase meio milhão de homens de quase todas as nações européias da época e durou o dia inteiro. A estratégia de Aécio era a mesma que planejara adotar em Orleans caso tivesse havido a batalha: avançar em formato de arco invertido como uma pessoa que vai de braços abertos abraçar outra! Os godos e os francos ficariam nas extremidades do arco projetadas para a frente à direita e à esquerda enquanto os romanos ficariam no centro recuado. Aécio tinha certeza que Átila o atacaria com toda força e quando o fizesse ele recuaria lentamente enquanto Teodorico e Meroveu avançariam velozmente pelos flancos enfraquecidos do inimigo até fecharem o arco e completarem o cerco. Se a manobra fosse bem executada o destino dos hunos estaria selado. Mas Átila surpreendeu e ao invés de atacar Aécio no centro lançou a sua força principal contra a extremidade esquerda do arco onde estavam os visigodos de Teodorico, o maior dos três exércitos aliados. Seu plano era desbaratá-los e dar a volta por trás dos romanos e dos francos, cercando-os e esmagando-os. Com este objetivo, pôs oitenta mil homens da infantaria das tribos germânicas do leste para mantê-los imobilizados e atacou Teodorico com cento e vinte mil cavaleiros hunos. Contando com o fator surpresa, pois nem Aécio nem Teodorico esperavam por isso, Átila tinha certeza de que se o plano funcionasse ele venceria a batalha!

Batalha dos Campos Catalúnicos - Gravura de Hermann Vogel (séc. XIX)

Porém Teodorico resistiu bravamente quebrando o ímpeto do ataque huno e Aécio, ao invés de ficar preso ao solo como Átila queria, aproveitou-se da momentânea vantagem numérica e avançou com a sua infantaria couraçada e a treinada cavalaria de Meroveu para destruir a infantaria germânica aliada dos hunos, cujo papel seria apenas detê-los enquanto os visigodos eram aniquilados. Devido à feroz resistência destes e o avanço impetuoso dos romanos e francos, quem se viu na iminência de ser cercado e destruído foi Átila, que para escapar à derrota começou a recuar lentamente para o seu campo fortificado. No fim da tarde estava comprimido entre o exército aliado e as suas fortificações e se não fosse pelo cair da noite teria sido completamente derrotado.


Átila em desenho de autor anônimo do século XIX feito com base em antigo
              medalhão romano do século V considerado bastante fidedigno

Em desespero, encerrou-se no seu campo, cujas defesas eram constituídas por milhares de carroças dispostas em um imenso círculo, e preparou-se para enfrentar o ataque final dos aliados no dia seguinte. “Se os deuses o protegessem, ele os repeliria e contra-atacaria, destruindo-os”, era o seu comentário constante, mas quando os seus generais o informaram de que tinham perdido metade das tropas e muitos guerreiros das tribos germânicas aliadas estavam aproveitando a escuridão para fugir e escapar do massacre certo, ele começou a rogar aos deuses por um milagre.

Parecia um animal ferido, golpeando raivosamente com o seu machado objetos que lhe estavam próximos, como o leão que ruge ameaçando os seus caçadores de dentro da caverna onde eles o encurralaram. Durante horas cantou tristes mantras, como se prevendo a morte próxima, e dançou ao redor da enorme fogueira diante da qual a suprema sacerdotisa huna fazia sortilégios em busca de mensagens do além. Súbito, ela entrou em êxtase e da sua boca veio a mensagem salvadora: “Se recuares agora salvarás a ti e ao teu exército, pois os teus inimigos não te perseguirão”!

Meroveu aliou-se a Aécio desde o início e teve papel importantíssimo na vitória final. Auto-relevo
                                                                                 em bronze de Emanuel Fremiet (1867)

Átila não perdeu tempo e começou a organizar a retirada. Quando o sol nasceu, homens, cavalos e carroças se estendiam em imensa fileira até o horizonte, mostrando o grande exército bárbaro em ordeira retirada sob os olhos vigilantes dos aliados vitoriosos. Como a sacerdotisa afirmara, os exércitos aliados ficaram imóveis em suas posições e não perseguiram o enorme exército vencido, permitindo que Átila se retirasse, cruzasse o Reno e voltasse ao seu reino na atual Hungria.

A causa disso foi a morte de Teodorico na batalha, pois durante a noite o seu filho Torismundo procurou Aécio e disse-lhe que se os hunos não atacassem no dia seguinte os visigodos cessariam suas operações militares e voltariam ao seu reino para os funerais do rei e a escolha do sucessor, pois o trono era eletivo.

Ao romper da aurora, Aécio estava a cavalo no alto de uma colina com o seu estado-maior assistindo a retirada dos hunos e vendo Átila deslocando-se de um lado para o outro, dando ordens e organizando a retaguarda. De repente, as nuvens do amanhecer se dissiparam e os brilhantes raios de sol refletiram-se nas armaduras dos generais romanos, tornando Aécio bem visível.

Átila virou o cavalo, galopou em sua direção por cerca de cem jardas, parou, levantou o braço direito e acenou longamente em despedida diante dos olhares atônitos dos que assistiam àquele ato de inusitado cavalheirismo militar.

Depois fez meia volta e afastou-se lentamente. Foi a última vez que ambos se viram nesta vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário